Buscar

Quais os adoçantes liberados na Dieta Low Carb?




Quais os adoçantes liberados na Dieta Low Carb?


Será que os adoçantes podem ajudar no seu emagrecimento? A resposta é sim, você pode utilizar adoçantes durante a Dieta Low Carb, fazer doces, receitas, etc. Porém, apenas os adoçantes naturais.


Pessoas que fazem dietas utilizando adoçantes químicos podem engordar novamente depois que saem da dieta. Isso porque o adoçante químico causa resistência a insulina, compulsão alimentar e leva ao efeito sanfona.


Vamos começar a falar da Stévia, o adoçante mais barato que você vai encontrar e de mais fácil acesso. É feita a partir de um fitoterápico, uma folha que você pode comprar e fazer o próprio chá em sua casa. A Stévia pode ser utilizada na Dieta Low Carb, além de ser liberada também para fazer receitas e aquecer.


Outra característica da Stévia é que esse adoçante natural é trezentas vezes mais doce que o açúcar, então poucas gotas já adoçam. Por isso, se você colocar em excesso no alimento ele poderá ficar amargo devido a ser extremamente doce.


Agora vamos falar do Xilitol e do Eritritol que são dois adoçantes parecidos que você pode utilizar pois ambos são moléculas de álcool com um carboidrato junto. Só que o álcool não é etanol e o carboidrato é uma fibra que passa direto no organismo, ou seja, tanto o Xilitol quanto o Eritritol não são absorvidos.


O Xilitol ainda consegue ser um pouco mais absorvido e tem algumas calorias, mas como você já sabe na Dieta Low Carb isso não faz diferença nenhuma, pois nossa dieta é alta em calorias. O importante é ser baixa em carboidrato e manter a insulina baixa também.


Então o Xilitol pode ser consumido, não aumenta a insulina e é retirado do milho, isolado para ser utilizado como adoçante, podendo ser usado em receitas e preparações variadas. O único problema do Xilitol é que ele é mais caro, mas para fazer o seu adoçante Xilitol render você pode colocar uma colher de Xilitol e algumas gotinhas de Stévia, um irá equilibrar o outro. O único efeito colateral do Xilitol é que se for usado em grande quantidade poderá soltar o seu intestino.


O Eritritol é a mesma coisa: em excesso pode soltar o intestino, também não é absorvido, é praticamente zero caloria, possui baixo índice glicêmico e baixo índice insulinêmico. Uma boa dica é que você também pode unir o Eritritol com a Stévia.


Além desses três adoçantes que são mais conhecidos existe também a Taumatina, que por ser relativamente nova no Brasil, ainda não tem disponível em muitos lugares. Você pode encontrar ela com outros adoçantes, mas na verdade a Taumatina é o melhor adoçante de todos.


A Taumatina é retirada a partir de uma fruta africana e isolada. É uma proteína que tem o poder de nutrir e adocicar, inclusive não vai amargar o seu alimento igual a Stévia, mas sim realçar o sabor do alimento. Por ser muito doce, você deverá usar uma quantidade menor desse adoçante.


Todos esses adoçantes naturais, Stévia, Xilitol, Eritritol e a Taumatina, não podem ser utilizados com adoçantes químicos. Muitas vezes você pode achar essas combinações, mas só poderá combinar se for apenas adoçantes naturais. Esses adoçantes naturais são o caminho para você comer doces e perder peso.


Existem outros adoçantes naturais que também podem ser utilizados na dieta, assim como podem aparecer novos. Por isso fique ligado aqui no nosso blog para conhecer todos eles.






4 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco