top of page
Buscar

Pode usar Xilitol na Dieta Low Carb?




Pode usar Xilitol na Dieta Low Carb?


O Xilitol é um adoçante natural muito propagado no mundo da Low Carb.


Quando falamos quais os adoçantes permitidos sempre enfatizamos que você não deve utilizar os adoçantes químicos.


Os adoçantes químicos têm efeitos colaterais que podem atrapalhar o seu emagrecimento, podendo causar compulsão alimentar, resistência a insulina e até mesmo o efeito sanfona.


Mas o que é o efeito sanfona? É quando a pessoa faz a dieta, emagrece trocando o açúcar pelo adoçante químico, mas quando sair da dieta e for para a fase de manutenção acaba recuperando o peso de novo. Assim chamamos de efeito sanfona, pois emagreceu e engordou de novo.


Entre os adoçantes naturais existe o Xilitol, o Eritritol, a Stévia e a Taumatina, mas hoje eu quero falar especialmente do Xilitol.


O Xilitol é retirado de frutas e legumes. Ele é retirado principalmente do milho, onde é tirado uma molécula chamada Xilose, e da Xilose é retirado o Xilitol.


O Xilitol é um adoçante interessante pois não amarga no adocicado dele, e muitas pessoas as vezes reclamam quando fazem uso de um adoçante que amarga no sabor.

Por adoçar menos que o açúcar, você vai precisar usar um pouco mais na sua receita, suco, etc.


Além disso, uma das características importantes do Xilitol é que ele tem baixo índice glicêmico, ou seja, é um adoçante que não aumenta o açúcar no sangue e nem a insulina. Então pode ser utilizado por todas as pessoas que querem emagrecer e até por pessoas que são diabéticas ou tenham problemas com açúcar.


O Xilitol não é zero calorias, mas a Low Carb não liga para calorias, nós comemos gorduras, proteínas e a pessoa emagrece, esse é o diferencial da Dieta Low Carb. Não importa quantas calorias ou carboidratos o alimento tem, o que importa é se esse carboidrato aumenta a insulina ou não.


Os carboidratos podem ser classificados em carboidratos que aumentam a insulina e viram gordura e carboidratos que emagrecem. Por exemplo: a glicose, a galactose, a lactose e a maltose, todos são açúcares, carboidratos que viram açúcar no sangue e aumentam a insulina.


Nós temos a frutose que não movimenta insulina, mas vai para o fígado e vira gordura. E temos também os carboidratos que são as fibras, os quais simplesmente alimentam a sua flora intestinal.


Sabendo quais são os carboidratos certos você poderá comer à vontade e emagrecer, essa é a base da Dieta Low Carb. O Xilitol em si não é um carboidrato ou uma fibra, é um álcool de carboidrato. O importante para você saber é que o Xilitol é um adoçante natural seguro, e pode ser usado à vontade na Low Carb.





242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page