Buscar

Pode Milho Na Dieta Low Carb?

Atualizado: Ago 24


Será que o milho pode ser consumido na Low Carb?


Existem alguns alimentos derivados do milho que não são permitidos na Low Carb, temos como exemplo o fubá, a maizena ou a canjica. Em teoria, na low carb, nenhum grão pode ser consumido, mas essa é uma afirmação generalista.


Alguns grãos ou alimentos quando estão verdes possuem uma quantidade de amido muito pequena. Nesses casos tem muito mais fibra do tipo Celulose que não é absorvida direito pelo intestino. Já o amido disponível, é absorvido rapidamente, e ele que faz a pessoa ganhar peso.


Eu costumo falar que todas as frutas que não estejam maduras podem ser consumidas na Dieta Low Carb. Então uma banana verde ou uma manga verde por exemplo, são liberadas para você utilizar.


Você precisa ter a seguinte concepção: a fruta verde tem um amido bloqueado e a fruta madura tem o amido disponível. Esse alimento com o amido disponível vai aumentar a sua insulina e atrapalhar o seu emagrecimento.


A Dieta Low Carb é toda baseada em alimentos que não aumentam a insulina, e o controle da insulina é o “pulo do gato” que vai fazer você emagrecer. Então se você comer alimentos que não aumentam a insulina, o seu corpo vai queimar gordura naturalmente, mas se você comer alimentos que aumentam a insulina, você vai engordar de uma forma desesperadora.


Quais são os alimentos que aumentam a insulina?


Carboidratos refinados, açúcar, trigo, derivados do trigo, farináceos, refinados em geral, refrigerante, sorvete, bolo, doce, massas, etc.


Todos tem alto índice glicêmico, alto índice insulinêmico e levam ao ganho de peso.

Já os alimentos de baixo índice glicêmico são: todos os vegetais, folhas verdes, carnes, peixes, frutos do mar, todos os tipos de castanhas, algumas frutas, alguns legumes,etc. Estes são exemplos de alimentos que você poderá comer à vontade e emagrecer.


O segredo do milho


O Milho Verde é um alimento permitido. E o segredo é exatamente este: estar verde.

Você pode cozinha-lo, pode comprar em latinha ou pode até bater no liquidificador para fazer um cuscuz, um curau, etc. Claro que todos os ingredientes da sua receita com o milho verde terão que ser Low Carb também.


O milho verde não tem uma grande quantidade de amido disponível para poder ser absorvido. Depois que amadurece, o amidos disponível é predominante, e aí é feito o fubá, a maizena ou a canjica por exemplo, e por isso esses alimentos não são liberados.




16 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco